Cirurgia ortognática é o nome genérico de um procedimento cirúrgico que visa reestabelecer um padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo facial.
Para os paciente que as alterações faciais e dentais são tão graves que nem tratamentos ortopédicos e nem o tratamento ortodôntico (aparelho) são a solução, a única possibilidade de tratamento é a cirurgia para reposicionamento dos maxilares, conhecida como Cirurgia Ortognática.
Tais deformidades podem incluir um queixo excessivo, ou a falta de queixo, exposição exagerada dos dentes no sorriso. Em todos os casos, o ortodontista e o cirurgião bucomaxilofacial trabalharão em equipe para diagnosticar a natureza dos problemas e coordenar um plano de tratamento.
As deformidades maxilo-faciais podem causar problemas na articulação da mandíbula com o crânio, alteração na mordida, distúrbios de fala, dificuldade de mastigação, contribuir para apnéia do sono e ronco, assim como, problemas psicológicos de natureza estética e associado muitas vezes
ao bullying. Muitos dos problemas estéticos da face, não são mais do que problemas estruturais dos ossos da face.
Assim, alterando a forma, tamanho ou posição desses ossos, podemos alcançar resultados espetaculares.
Com as técnicas utilizadas, os cirurgiões bucomaxilofaciais podem oferecer uma mudança significativa na aparência da face, sem cicatrizes visíveis: o nariz, as maçãs do rosto, o queixo ou os ossos da mandíbula podem ser movidos em todas as direções com segurança e estabilizados na posição desejada.
Em que ambiente é realizada a Cirurgia Ortognática?
Esses procedimentos geralmente são realizados no ambiente hospitalar, sob anestesia geral, para que o paciente esteja confortável. Alguns procedimentos menores, como aqueles que envolvem apenas o queixo, podem ser realizados no consultório do cirurgião. Embora a recuperação completa de muitos desses procedimentos possa levar algumas semanas, o resultado final pode ser verdadeiramente uma mudança de vida, e a maioria dos pacientes esquece o período de recuperação assim que o tratamento é concluído!
Há necessidade de tratamento ortodôntico antes da Cirurgia Ortognática?
Na maioria dos casos de deformidade dento-maxilo-facial, haverá necessidade de tratamento ortodôntico antes de qualquer tratamento cirúrgico, com o objetivo de alinhar os dentes para que eles encaixem da melhor forma possÍvel no ato cirúrgico e após a cirurgia. Em geral, a maioria dos casos que combinam cirurgia ortognática e ortodontia leva até dois anos para ser concluída.
Como é feito o planejamento da Cirurgia Ortognática?
Nossa equipe, assim como muitos Cirurgiões Orais e Maxilofaciais e Ortodontistas usarão software de computador para auxiliar no diagnóstico e planejamento de deformidades dentofaciais. Esses pacotes de software permitem o planejamento “virtual” da sua cirurgia. Ao fazê-lo, você poderá obter uma ideia de como será sua aparência quando a jornada estiver concluída. Tanto o Cirurgião quanto o Ortodontista recebem treinamento extensivo e exposição a tais casos, e são qualificados exclusivamente para fornecer tais cuidados avançados.
Nossa equipe é uma das pioneiras no planejamento 2D e 3D em Cirurgia Ortognática. Isso se deu graças a anos de investimento em cursos e formação nos USA e investimento alto nos mais modernos programas de computador de planejamento para esta cirurgia.