Cirurgias da Cavidade Oral e Cirurgia do Terceiro Molar (Siso)
A cirurgia dentoalveolar inclui todos os procedimentos ou técnicas cirúrgicas que envolvem os ossos maxilar e mandibular, os tecidos de sustentação dos dentes (osso alveolar, ligamento periodontal e gengiva) e os dentes.
Inclui também o tratamento de infecções orais, extrações de dentes inclusos e não inclusos, incluindo dentes do siso, e alterações cirúrgicas, enxertos ósseos, remoção, redução e aumento de tecidos moles e duros.
Implantes Dentais
Eles são dispositivos de titânio que são instalados nos ossos maxilares e cuja função é substituir as raízes dos dentes. Uma prótese dentária é instalada nesses implantes, para que a estética e a função sejam restauradas em pacientes que perderam seus dentes. Podem ser indicados para perdas totais, parciais e unitária de dentes.
Enxertos
Em determinadas situações onde a perda de osso e atrofia óssea são tão severas, que será necessário o ganho de osso e/ou de tecidos gengivas, com objetivo de recuperar a anatomia perdida para possibilitar a instalação de implantes dentais.
Na grande maioria dos casos as áreas doadoras de osso são intra-bucais, mas podem ser extra bucais de acordo com o volume desejado. Além disso, existem os enxertos sintéticos ou derivados de outras espécies (bovino ou suínos) que são muito comumente utilizados para regeneração óssea.
Câncer de Boca e Outras Lesões
A língua, as bochechas, os lábios são as áreas mais comuns para desenvolvimento do câncer de boca.
Felizmente, essas áreas são fáceis de explorar e com um diagnóstico precoce os pacientes podem receber um prognóstico aceitável.
Erosões, manchas brancas, vermelhas ou escuras, verrugas na boca, são lesões que devem ser avaliadas e analisadas por um especialista, a fim de não perder a oportunidade de uma cura precoce.